História de Santa Marta Dominadora

Conhecida como Santa Marta Dominadora ou como Filomena Lubana, essa é uma santa de origem africana que se tornou conhecida por dominar uma serpente tocando uma flauta salvando um garoto que teria a sua vida tirada pelo animal peçonhento. Essa santa é uma das mais importantes da tradição Vodu que migrou da África para países das Américas através dos escravos africanos.

O relato com a serpente é o que deu origem a sua fama de dominadora, ela é reconhecida por dominar qualquer situação que se apresente sendo muitas vezes invocada para combater quem comete algum tipo de abuso em especial por estar numa posição hierárquica de vantagem como um chefe, por exemplo. Pode receber orações também de quem passa por alguma dificuldade amorosa.

Santa Marta Dominadora na Tradição Vodu

Trata-se de uma das metresas mais poderosas do Vodu, religião que tem grande popularidade na República Dominicana. Lubana, outro nome pelo qual é chamada, se caracteriza por ser extremamente sedutora, sábia e com um temperamento intempestivo. É um espírito bastante guerreiro que pode ter grande ira em suas ações quando se sente ofendida. A representação dessa santa é uma mulher negra de grande beleza com uma serpente que remete a sua história de origem e demonstra sua capacidade de domínio sobre qualquer situação.

Geralmente ela interfere em situações como a de homens que abandonam seus filhos sem provê-los, mulheres que são abusivas e contra pessoas que tem comportamento com foco no abuso como espancadores, pedófilos, estupradores, chefes que se aproveitam de sua posição hierárquica entre outros. Pode ajudar ainda em situações em que há problemas financeiros, não torna quem pede auxílio a ela em rico, mas contribui para que se tenha o necessário para viver com dignidade.

Oferendas Para Santa Marta Dominadora

Oferendas Para Santa Marta Dominadora

Oferendas Para Santa Marta Dominadora

O dia de festejo de Santa Marta Dominadora é 29 de julho sendo que para lhe pedir auxílio é necessário acender velas vermelhas ou verdes durante 9 terças-feiras seguidas. As oferendas destinadas a essa santa devem ser deixadas no chão ou então nos níveis mais baixos de altares. Há quem deixe as oferendas próximo de água seja de cachoeira ou de mar.

Geralmente as oferendas para essa santa incluem champanhe, vinho branco numa taça, uma xícara de louça em que haja café, mas sem adoçar (essa santa não gosta nem de vidro e nem de cristal), bolo de milho, um tipo de pão doce contendo canela e passas e outros elementos como bijuterias que sejam prateadas e se apresentem na forma de serpentes, flores brancas ou vermelhos, perfumes doces entre outros.

Ao invocar ou destinar uma oferenda para Santa Marta Dominadora lembre-se de fazer isso com o máximo de respeito atentando para o fato de que cobras tem o hábito de se alimentar de ovos e de se deslocar se rastejando pelo solo.

Cores

As cores favoritas de Santa Marta Dominadora são vermelho, verde e roxo. Essa santa gosta de trabalhar com lamparinas a óleo assim como com óleo de cobra. Os números correspondentes a ela são 5, 8, 9 e 29. Os elementos dela são fogo e terra, na imagem de Santa Marta Dominadora costuma ser enrolado uma echarpe que deve ter perfume borrifado.

Sincretismo

No Vodu da República Dominicana, onde essa santa é bastante popular, não é nenhuma associação dela com santos católicos como acontece em muitos países para os quais a cultura negra foi levada através dos escravos. Em alguns lugares essa santa do Vodu pode ser relacionada com Santa Marta católica, contudo, há uma questão delicada nesse sincretismo haja vista que a última é representada por uma mulher branca.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.